Essa criatura da mitologia chinesa, japonesa e coreana aparece somente em tempos de paz e sob a liderança de um governante sábio e benevolente. Sua presença é vista como um presságio de boa sorte e prosperidade, e seu surgimento é frequentemente associado a grandes acontecimentos positivos.
Aqui já falamos sobre vários yokais e deuses, mas dessa vez vamos descobrir mais sobre esse animal mitológico da cultura asiática.
Origem e Significado do Kirin na Mitologia Japonesa
O Kirin na mitologia japonesa, tem suas origens na mitologia chinesa, e é chamado de Qilin por lá.(se lê tí- lin) Os caracteres para Qilin em chinês, 麒麟, significam 麒-qi-macho e 麟-lin-fêmea.
É uma criatura da mitologia asiática bastante famosa. Conhecidos por sua beleza e poder, é uma criatura fascinante e majestosa.
Esse animal lendário simboliza boa sorte, prosperidade e paz.
Acredita-se que apareça na época do nascimento de um governante justo e digno.
Como suas aparições são raras, e por ser representado muitas vezes com um único chifre, foi apelidado de unicórnio chinês.
Características físicas do Kirin
Por ser uma criatura mitológica, sua aparência pode variar de lenda para lenda e tem representações variadas em filmes, animes e outras mídias.
Normalmente, é descrito como uma criatura com características híbridas, combinando elementos de vários animais:
- Cabeça de Dragão
- Corpo de Cervo
- Cascos de Cavalo
- Pelagem amarelada
- Também possuem escamas de Peixe
- Chifres (pode possuir, um único chifre)
- Cauda de boi, (em algumas representações aparece com uma cauda de leão)
Características espirituais e de personalidade do Kirin
Algumas características e poderes que suas representações sugerem:
- Docilidade
- Poder Profético
- Telepatia
- Chamas em volta de seu corpo, como símbolo de sua natureza divina
- Voz de trovão
- Bondade
- Respeito absoluto por todas as formas de vida
- Sabedoria
- Justiça e retidão
- Paz e prosperidade
Apesar de sua aparência intimidadora, é uma criatura extremamente benevolente, que tem um grande respeito pela vida. Ele não come carne nem vegetação viva. Quando caminha, é cuidadoso para não pisar em nenhum inseto, não faz mal a nenhum ser vivo, nem mesmo as plantas. Evita pisar inclusive na grama, por isso caminha sobre as nuvens, flutua ou caminha sobre as águas. Também tem a habilidade de conhecer o coração das pessoas, protegendo os que são puros de coração.♡
Kirin na cultura Japonesa
Na cultura japonesa, o animal lendário aparece em várias formas de arte e literatura, em pinturas e esculturas, histórias e lendas. Existem estátuas em templos e santuários, onde é venerado como uma criatura divina. Como por exemplo no templo xintoísta
DAZAIFU TENMANGU,
um templo dedicado a divindade Michizane Sugawara, padroeiro dos estudos, artes e cultura. Esse templo localizado em Fukuoka recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano.
Apesar de o Kirin fazer parte da cultura japonesa, chinesa e coreana, ele também aparece em obras ocidentais. Por exemplo, no terceiro filme da trilogia “Animais Fantásticos” do universo Harry Potter, “Os Segredos de Dumbledore”, o ser mitológico é adaptado para a tela. Embora existam algumas diferenças em sua aparência física, a representação mantém a essência da criatura mitológica.
No filme, a criatura é descrita por seu nome original chinês, Qilin.
Curiosidades sobre Kirin
Nome Dado à Girafa:
No Japão, a girafa, um animal que não é nativo do país, foi nomeada Kirin ao ser trazida, em referência à criatura mitológica. Na arte japonesa, ele tende a ser mais parecido com um cervo do que nas representações chinesas, onde algumas vezes seu corpo é mais robusto, lembrando um touro. Ele é descrito como um dragão em forma de cervo com uma cauda de boi. No entanto, é às vezes retratado com aparência parcialmente semelhante a um unicórnio, com um chifre curvado para trás.
Na Coreia:
Na Coreia, é conhecido como Girin. Inicialmente mais parecido com um cervo, o Girin evoluiu para ter uma aparência mais próxima de um cavalo. Lá, as girafas também são chamadas de girin.
Marca de Cerveja:
É também o nome de uma marca de cerveja muito popular no Japão e ao redor do mundo.
Jutsu de Sasuke, no anime Naruto:
Esse é o nome de um jutsu criado por Sasuke, que consiste em uma descarga elétrica de grande intensidade, usando a energia de nuvens carregadas, criando um kirin de pura energia elétrica.
Aparecem em My Little Pony:
Em My Little Pony, são uma raça de pôneis parecidos com unicórnios, que possuem poderes mágicos e dois chifres. Nesse cartoon, eles são conhecidos por sua bondade e sinceridade.
Cartas de Magic the Gathering:
Inspirou algumas cartas de Magic, Cloudhoof Kirin, Skyfire Kirin, Infernal Kirin, Bounteous Kirin, Cloudsteel Kirin
♡♡♡