Você já se pegou julgando um livro pela capa?
Eu fiz isso com Rilakkuma e kaoru.
Quando vi o título da série, imaginei que seria uma série infantil, mas eu estava muito enganada.
A obra entrega muito mais do que o esperado, e a atmosfera simples e aconchegante leva o estresse embora e nos faz relaxar e refletir sobre a vida adulta e os dilemas tão comuns da nossa existência.
Parece profundo, e realmente é, mas esses temas são abordados com muita delicadeza e sutileza, o que traz muito mais charme a essa produção.
A estética da série também é bem bonita, e quem gosta do conceito de “wabisabi” com certeza vai apreciar.
Além das questões humanas, a obra é muito interessante para quem gosta de cultura japonesa, já que em cada capítulo, somos apresentados a um aspecto da vida cotidiana no Japão, seus eventos sazonais e também a algumas peculiaridades culturais.
Ao assistir rilakkuma e kaoru, dá pra conhecer muito sobre os costumes e tradições japonesas, como:
- Hanami
Recentemente fiz um Post completo sobre o Hanami e o festival das cerejeiras, onde falo bastante da importância desse costume para os japoneses. - Sakura
- Koinobori
- Tsuyu
- Teruteru bozu
- Hanabi
- Yukata
- Kakigori
- Yoyo tsuri
- Bon odori
- Takoyaki
- Edamame
- Obon matsuri
Apesar de ser situada no Japão, país com costumes tão diferentes, a história consegue alcançar uma identificação em um nível mais profundo, é muito fácil se identificar com Kaoru e sua vida tão mundana.
Assista ao trailer da série no youtube
Eu, como alguém que vive no Japão, posso dizer que as situações e os cenários, tem muita verossimilidade e os elementos fantásticos da série, são uma adição agradável sem parecerem forçados.
É engraçado como os personagens aceitam a presença de dois ursinhos e um passarinho sem uma palavra de questionamento.
Os personagens são fofos e é muito fácil gostar deles. Rilakkuma tem um jeito preguiçoso, korilakkuma é arteira e muito fofinha e é disparada a minha favorita, kiiroitori gosta das coisas bem organizadas, e kaoru é gente como a gente.
Acho que parte do charme da série, é ter uma protagonista que não seja tão cativante.
Tem horas que dá vontade de dar uns tapas nela, e tem horas que queremos abraçá-la e dizer que tá tudo bem.
Talvez seja só eu, mas ver a Kaoru, é como olhar uma espécie de espelho. Dá pra enxergar nossa humanidade através dela, porque ela tem seus momentos de egoísmo e futilidade, assim como nós.
O episódio 12 é especialmente cativante, e tem uma reflexão da Kaoru que fez muito sucesso nas resenhas da série. Enquanto ela olha para uma vitrine de pet shop e vê um gatinho à venda por um valor bem alto, ela reflete sobre o valor da vida:
“Eu não entendo. Os dois são gatos, mas por que o abandonado é de graça e este custa 150 mil ienes? Se todos os humanos tivessem etiquetas de preço, qual seria o meu valor? Eu sei que não valho nada. Sou só um pedaço de lixo vagando pelo universo, de onde não posso escapar. “
Nesse mesmo episódio tem uma fala bem engraçada da sayu, colega de trabalho da kaoru:
“Quando uma mulher solteira arranja um gato,é o fim. Essa é a norma social”.
Eu que já fui a mulher de mais de 30 anos solteira e com um gato, achei engraçado. E não, não foi o meu fim.
Introdução aos episódios de Rilakkuma e Kaoru
*Contém spoilers.
Na série Rilakkuma e kaoru a estrutura dos episódios é algo bem interessante e que vale a pena ser notado.
São um total de 13 episódios, cada um se passa em um mês do ano.
Iniciamos a série no mês de Abril e terminamos a série em Abril do ano seguinte.
Um ciclo completo. Acompanhamos Kaoru e seus amigos durante 1 ano de suas vidas, testemunhando as mudanças, grandes e pequenas, os dilemas, as alegrias e desafios.
episódio 1- Hanami
Hanami– Aqui conhecemos o costume do hanami, que é apreciar as flores. Nesse episódio, a vida adulta está acontecendo com tudo e nenhuma das amigas de Kaoru pode comparecer ao encontro marcado. Através de Kaoru, confrontamos aquele sentimento de que a vida está acontecendo pra todo mundo e estamos ficando pra trás. Mas basta olhar em volta para percebermos que nossa vida também é incrível.
episódio 2- Koinobori
Koinobori– nesse episódio, conhecemos Tokio, um garotinho cuja mãe trabalha muito, e ele fica muito tempo sozinho, ele “sequestra” Rilakkuma porque anseia por um amigo. Para mim, esse episódio é sobre isso, a necessidade que temos de nos relacionar, e às vezes a falta de traquejo que temos para isso.
Também vemos um pouco do koinobori, uma comemoração de dia das crianças no japão, onde bandeirolas em forma de carpa são hasteadas. Durante o episódio, kaoru compra 3 flâmulas de carpa para hastear, uma para cada “criança” da casa, Rilakkuma, Korilakkuma e Kiiroitori, e nas cenas finais, uma quarta flâmula é adicionada a haste, para representar o novo amigo Tokio, essa última foi feita a mão, mais um exemplo do wabi sabi na série.
episódio 3- Tsuyu
Tsuyu– Época de chuvas que ocorre em Junho. Tudo muito cinza, nublado, úmido. Rilakkuma dorme o dia todo, cheiro de mofo no ar, cogumelos nascendo pela casa. E dessa vez Kaoru se depara com o sentimento de inadequação. Suas colegas de trabalho planejam um encontro com rapazes, e falta uma garota, mas elas nem cogitam incluir Kaoru, pois a consideram muito séria. Kaoru percebe que não vale a pena tentar mudar por causa da opinião dos outros.
episódio 4- Hanabi
Hanabi– Esse episódio gira em torno da indecisão da Kaoru. Mas além disso é como um desfile das tradições japonesas de verão. Começando pelo Yukata, uma epécie de kimono de verão, depois no matsuri de verão vemos algumas comidas típicas como dango, kakigori (a raspadinha japonesa), algumas barraquinhas de jogos como o yoyo tsuri, dança típica bon odori, comidas como o takoyaki e edamame, e no final do episódio a explosão de fogos de artifício, o Hanabi, que é um evento muito apreciado por aqui.
episódio 5- Obon
Obon– No mês de Agosto no Japão, é pleno verão, portanto época propícia para a passagem de tufões. Esse também é considerado o mês dos mortos e obon é o nome do feriado no qual acredita-se que os mortos retornam a seus lares. Nesse episódio, durante um tufão, acaba a luz e um espírito aparece na casa de kaoru. Esse episódio fala sobre seguir em frente apesar de tudo.
episódio 6- Uranai
Uranai– Em meio a uma maré de azar, kaoru busca ajuda de uma vidente. Que faz algumas “previsões” (uranai em japonês) Uma dessas previsões é de que kaoru tem 3 coisas ruins em sua casa, que kaoru logo associa aos seus 3 animaizinhos. Confesso que deu uma raivinha da kaoru nesse episódio.
episódio 7.- Diet
Diet– Kaoru compra equipamentos de exercicios para peder peso, já que no outono acabou engordando um pouco. Ao notar que quem entrega suas encomendas é o rapaz que ela tem interesse, começa a comprar desenfreadamente. O que a leva a ter que economizar.
episódio 8- Arubaito
Arubaito– Mês de Novembro e Kaoru descobre que seu salário vai diminuir, ela ainda tem a fatura do cartão de crédito do mês anterior para pagar e agora vai ter que se mudar, pois o prédio onde mora vai ser demolido. Rilakkuma, Korilakkuma e Kiiroitori tentam ajudá-la, e conseguem “arubaitos”= bicos, empregos temporários. Mas no final tudo dá certo.
episódio 9- Boneco de neve
Yukidaruma– boneco de neve. yuki=neve e daruma= boneco. Nesse episódio, está nevando e rilakkuma acaba ficando gripado. Ele sonha que dança com bonecos de neve.
episódio 10- Hawaii
Hawaii– Esse episódio é mais um daqueles que dá vontade de estapear a Kaoru. A colega de trabalho de Kaoru viajou para o Havaí, lá ela é pedida em casamento, e traz lembrancinhas para os colegas de trabalho. Kaoru reclama da lembrancinha que a moça trouxe e a inveja pq vai casar, sério, a Kaoru é muito irritante nesse episódio. Os ursinhos e Kiiroitori fazem um luau em casa para Kaoru, mas ela é muito mal agradecida e diz que gostaria de viajar com um namorado para o Havaí….
episódio 11- Hoshizora
Hoshizora– céu estrelado. Um episódio com contatos de 4° grau. Korilakkuma quer atrair ovnis. (já falei que Korilakkuma é minha personagem favorita?) É uma grande viagem esse episódio, mas muito fofinho pois a korilakkuma é a protagonista.
episódio 12- Deai
Deai– encontro. Nesse episódio Kaoru relembra como os ursinhos apareceram em sua vida. Kaoru queria adotar um gatinho, mas acabou com 2 ursinhos.
episódio 13- Hikkoshi
Hikkoshi– mudança. último episódio da temporada, esvaziando o apartamento e se preparando para a mudança. Eles relembram o último ano e se despedem de Tokio.
Assistir a passagem do tempo na série com tanta delicadeza é uma experiência deliciosa. Assisti a um episódio por dia enquanto jantava.
Se você se interessa por cultura japonesa, é mulher solteira na faixa dos 30 ou simplesmente quer assistir a algo relaxante e fofinho, essa série é pra você.
A obra estreou em 2019 e conta com uma segunda temporada, (que é fofíssima, mas nem se compara a primeira). Não deixe passar essa dose de fofura!