Dia dos meninos no Japão e o Koinobori

O Koinobori é um costume antigo que precede o Dia dos Meninos no Japão.

O dia dos meninos se chamava tango no sekku e costumava ser uma celebração exclusiva para os meninos. No entanto, ao longo do tempo, essa percepção evoluiu, e agora é reconhecido como “kodomo no Hi” um dia para celebrar todas as crianças, independente do gênero, inclusive é um feriado nacional comemorado no dia 5 de maio(5/5).

É uma oportunidade não só para honrar os meninos, mas também para refletir sobre o crescimento e o bem-estar de todas as crianças. Além disso, é importante mencionar que as meninas também têm o seu próprio dia especial, o “Hinamatsuri”, que é comemorado em 3 de março(3/3).

Origens e Significado:

Koinobori significa koi=Carpa nobori=bandeira, nobori é uma palavra que também significa subida ou escalada.
A origem do koinobori vem da época dos samurais, quando eles hasteavam bandeiras em forma de lula quando estavam em batalhas. Com o tempo eles passaram a hastear bandeiras com grandes carpas negras desenhadas.

O motivo das carpas terem sido escolhidas para simbolizar o dia dos meninos no Japão, vem da crença de que são peixes obstinados, fortes e corajosos, pois conseguem nadar contra a correnteza e subir cachoeiras.
Existe uma lenda de origem chinesa sobre as carpas, que conta que as carpas que conseguissem subir o rio seriam transformadas em dragões. Portanto, elas também são um símbolo de sucesso.Todas essas são qualidades desejáveis para meninos que estão crescendo. 

Curiosidades:

Emoji do Koinobori

O Koinobori tem seu próprio emoji! 🎏 Este emoji representa as tradicionais bandeiras de carpa içadas durante o Dia dos Meninos no Japão. É uma representação dessa tradição única.

Aparece em série e animes

Essa comemoração aparece em séries e animes. Fiz um post completo sobre a série Rilakkuma e Kaoru, e um dos episódios se chama justamente “koinobori”.

Inspirou um Pokémon e tem uma musica folclórica

Os entusiastas de Pokémon podem ficar interessados em saber que a lenda sobre o Koinobori serviu de inspiração para a criação de um Pokémon famoso: o Magikarp. Na lenda, uma carpa que nada correnteza acima se transforma em um dragão após superar a Cascata do Dragão. Essa história épica da carpa perseverante, que supera todos os obstáculos, é refletida na jornada de evolução do Magikarp para o poderoso Gyarados no universo Pokémon.

Na época do koinobori, é ensinada uma musiquinha folclórica para as crianças, a musiquinha se chama koinobori mesmo.

Confira o video que ilustra bem a evolução de magikarp com a música koinobori ao fundo.
Pokémon KidsTV|Koinobori-Japanese |children songs

Tradições e Costumes

Bandeiras de carpa, Koinobori

Em meados de Abril, costuma-se hastear as bandeiras de carpa nos telhados das casas, Para atrair boa sorte, saúde, coragem e perseverança para as crianças.
As carpas tem uma ordem hierárquica para serem dispostas no mastro:
A carpa preta, deve ser a maior carpa e representa o pai, abaixo dela, uma carpa geralmente vermelha e menor, simboliza a mãe, abaixo dela, as carpas que representam os filhos.

Elmo Kabuto

Quando nasce um filho homem em uma família, é costume que seus pais comprem, ou que seja herdado um elmo kabuto. Do inicio de Abril até o dia das crianças, esse objeto é exposto como forma de celebração à força e coragem dos meninos. Nem todas as famílias possuem um elmo kabuto, mas no dia das crianças, elas podem fazer seus próprios elmos de papel.

Prato típico do dia dos meninos no Japão, Kashiwa mochi

o Kashiwa mochi, é um mochi branco ou rosa, com recheio de pasta de feijão doce. Ele vem enrolado em uma folha de “kashiwa” (carvalho). Essa folha porém, é apenas decorativa, não é comestível. Comer esse prato, simboliza a prosperidade e sucesso das crianças.

Shoubu-yu, banho para afastar o mal

Nesse dia, os meninos devem tomar um banho com flores e folhas de iris. As folhas dessa planta lembram espadas, e acredita-se que afastam os maus espíritos, e trazem saúde. Segundo a crença popular, pendurar ramos dessas folhas pela casa também afasta o mal.

Evolução da Celebração

Citei acima sobre a tradição de pendurar bandeiras de carpas no alto dos telhados das casas para atrair boa sorte às crianças, mas na verdade esse costume está em mutação, pois não há muito espaço para as bandeiras nas apertadas cidades japonesas. O costume de comemorar o koinobori “indoor” tem se popularizado a cada dia. Ao invés de pendurar grandes bandeiras de carpa no quintal, é deixado à mostra um pequeno objeto com carpas pequenas.

♡Que a coragem, força e perseverança da carpa, que nada contra a correnteza e vence a cachoeira, possam nos inspirar e reacender nossa criança interior, renovando nossa garra e perseverança diante dos desafios da vida.♡

Deixe um comentário