Você já se pegou assistindo a um anime, e ao ver algum personagem comendo algo que você nunca viu, se perguntou que gosto aquilo teria? Ou se indagou se as comidas de animes são iguais na vida real?
Muitos animes apresentam comidas deliciosas e únicas que despertam nossa curiosidade. Às vezes, a apresentação das comidas nos animes é tão detalhada e apetitosa que nos faz querer experimentá-las na vida real.
A culinária japonesa, em particular, é frequentemente retratada de maneira vívida em diversos animes, o que nos leva a imaginar como seriam os sabores e texturas desses pratos. Esse aspecto contribui para a imersão e fascínio que os animes causam.
A seguir 7 comidas de animes que você provavelmente já viu e suas versões reais!
Nesse Post:
1. Choux Cream de “Mashle: Magia e Músculos”
O que é choux cream?
Antes de mais nada, como se pronuncia choux cream?
“Xú criim” seria a pronúncia abrasileirada, mas no Japão se diz “shukurimu”.
Choux cream é um doce originalmente francês, por lá o nome dele é “choux à la crème” que seria o que nós chamamos de “profiterole”.
Esse doce se popularizou muito no Japão, e por lá tem sua própria versão, o nosso querido “shukurimu” ou choux cream, e é essa versão japonesa que vem conquistando os brasileiros.
Especialmente os paulistanos. Já podemos encontrá-los em várias confeitarias, restaurantes japoneses e food trucks. Está se tornando tão popular que até receita no Mais Você já teve!
A principal diferença entre choux creams e profiteroles está no recheio. A versão japonesa tende a ser um pouco mais leve e menos doce. Também não costuma ter cobertura por cima da massa.
No Anime Mashle, magia e músculos, sempre vemos o protagonista Mash devorando seus choux creams.
Não importa a hora ou lugar! Ele parece não pensar em nada além de seus preciosos choux creams.
Mas é totalmente compreensível, pois esse doce é tão delicioso na vida real quanto aparenta ser no anime.
Para quem quiser se aventurar e fazer seu próprio choux em casa, fica a dica da receita:
Receita de choux cream do Mais Você
2. Sakura Mochi de “Kimetsu no Yaiba”
O que é sakura mochi?
Sakuramochi é uma sobremesa tradicional que traz a essência da primavera japonesa. Feito com mochi, um bolinho de arroz glutinoso, e recheado com anko, uma pasta doce de feijão avermelhado (Azuki), é envolto em uma folha de cerejeira em conserva, levemente salgada. Essa combinação cria um sabor único, onde o doce do anko se mistura com a leve nota salgada da folha. É uma guloseima apreciada especialmente durante a temporada de sakura.
Sakura mochi é sem sombra de dúvida o doce favorito de Mitsuri, de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer)
De tanto comer sakura mochi, seus cabelos têm a cor da sobremesa. Rosa e verde.
Se você tem curiosidade de provar essa sobremesa tradicional japonesa, aqui tem uma receita com o passo a passo bem explicado. Está em inglês, mas basta habilitar as legendas.
Receita de sakura mochi (em inglês, mas tem a opção de legenda em português)
3. Nikuman de “Haikyuu”
O que é Nikuman?
Nikuman são bolinhos, ou pãezinhos, como preferir, recheados originalmente com carne de porco e cozidos no vapor.
Os Nikuman, tem sua origem na China, sendo uma versão mais suave dos bolinhos Bao.
A palavra Nikuman é a junção abreviada das palavras niku = carne e manju = bolinho.
Atualmente existem diferentes recheios de nikuman, mas o original é recheado com carne de porco, cogumelos shiitake e repolho.
Outros recheios populares no Japão são os de pizza, anko (pasta de feijão doce), queijo defumado entre vários outros.
São vendidos em praticamente todas as lojas de conveniência do Japão. Sendo uma opção de lanche, prática e barata.
No anime Haikyu, frequentemente vemos os personagens parando em um “konbini” após uma sessão de treinos e comendo um (ou alguns) nikuman.
Abaixo a receita de nikuman do canal go han go, se você tem interesse em preparar comidas de animes, vale a pena conferir esse canal.
Receita de nikuman go han go
4. Yakisoba de “Tokyo Revengers”
O que é Yakisoba?
A palavra yakisoba, vem da junção de duas palavras: yaki = frito e soba = macarrão
E yakisoba é exatamente isso, macarrão do tipo soba frito na chapa, com legumes e molho.
Existem inúmeras versões de yakisoba por aí, mas vamos falar sobre a versão que aparece em Tokyo Revengers, “peyang yakisoba.”
Esse yakisoba faz parte da amizade de Chifuyu e Baji. Quando se conheceram, dividiram uma caixinha após uma briga de rua.
No momento da morte de Baji, anos depois, é essa a memória que ele escolhe para o momento do adeus.
E é essa lembrança que Chifuyu escolhe para homenagear postumamente seu amigo. Levando metade de um peyang yakisoba e deixando na lápide de Baji.
Peyang é um macarrão instantâneo bem popular no Japão. Bem acessível. Seu sabor é levemente adocicado e lembra muito os yakisobas vendidos em barraquinhas nos festivais japoneses.
Fica pronto em menos de 5 minutinhos e equivale a uma refeição completa.
Mais uma receita de comidas de animes do canal go han go:
Receita do yakisoba go han go
5. Onigiri de Umeboshi de “Fruits Basket”
O que é onigiri?
Onigiri, é um bolinho de feito de arroz. Apenas uma bolinha de arroz já é considerada um onigiri, não precisa ter recheio ou nori (folha de algas prensadas).
Dentre as comidas de animes, essa provavelmente é a mais simples.
A palavra vem de nigiri = apertar, por isso a bolinha de arroz “apertada” e compactada. O onigiri foi criado para ser uma refeição rápida e prática, dispensando a necessidade de pratos e podendo ser comido com as mãos.
No anime fruits basket, frequentemente vemos a protagonista Tohru, sendo retratada como um onigiri.Isso acontece, porque quando Tohru era pequena, em uma brincadeira chamada “Fruits Basket”, cada participante recebe o nome de uma fruta.
A pessoa que está no meio, vai chamando as “frutas” para participarem da brincadeira, mas como Tohru é designada como onigiri, ela nunca é chamada para a brincadeira, ficando de lado no jogo, e assim como um onigiri não se encaixaria em um cesto de frutas, no decorrer do anime, Tohru é retratada como um onigiri para simbolizar como ela se sente deslocada na família Souma (onde todos são animais do zodíaco japonês, mas isso é assunto para outro post).
Outra cena icônica de fruits basket, é uma cena em que durante o preparo de onigiris, Tohru tem uma epifania a respeito dos umeboshi em cada onigiri. A analogia é a de que todos nós podemos nos sentir simples e comuns por fora, como um onigiri sem nenhum recheio, mas há algo especial em nós que não podemos ver. Ela diz a Kyo que ele tem um umeboshi nas costas, representando algo único e especial em cada pessoa.
Aprenda com a chef helena a fazer onigiri:
Como fazer onigiri
6. Ramen de “Naruto”
O que é ramen?
Ramen é basicamente uma “sopa de macarrão.”
Sua origem é chinesa e esse prato geralmente é composto por :
macarrão, caldo base temperado (shoyu, ossos, carne, etc..), e os “toppings” ou seja, os adicionais, que podem ser uma infinidade de coisas, pedaços de carne, legumes, kamaboko, cebolinha, brotos de bambu etc..
O ramen é um dos pratos mais consumidos pelos japoneses, desde suas versões gourmet em restaurantes especializados, versões comuns, mas igualmente deliciosas em restaurantes populares, e suas versões instantâneas, os “cup ramen.”
No anime Naruto, é comum vermos o protagonista comendo seu prato favorito. Ichiraku ramen é o nome do pequeno restaurante em que Naruto costuma comer. O ramen que ele come é o tonkotsu missô ramen (caldo feito com ossos de porco e missô), chashuu (barriga de porco assada), ovo cozido, folhas de nori (algas), brotos de bambu em conserva, cebolinha e também fatias de “naruto”, que é o padrão em forma de espiral da pasta de peixe cozida (kamaboko).
Comida Pop ensina a fazer ramen do Naruto:
Receita do ramen do naruto
7. Strawberry Shortcake de “Death Note”
O que é shortcake?
Shortcake é um termo genérico para bolos com recheio de creme e frutas. Há várias teorias sobre a origem do nome, incluindo a ideia de que vem do ingrediente usado na confeitaria, o “shortening” (gordura). Em inglês “short” nesse contexto, significa crocante ou desmoronar.
Atualmente, o bolo chamado “shortcake” no Japão é popular no exterior, sendo considerado uma sobremesa de origem japonesa.
O shortcake mais popular no Japão é sem dúvidas o de morango, o “strawberry shortcake”, ou “ichigo shortcake”.
São populares durante o ano todo, mas são a estrela do natal japonês.
Algumas confeitarias costumam iniciar a temporada de encomendas 2 meses antes do natal.
Durante essa época é comum as pessoas encomendarem bolos inteiros, para que possam dividir com a família e amigos e apreciar o clima natalino.
No restante do ano frequentemente vemos os bolos de morango serem vendidos em fatias individuais. Não podem faltar nas prateleiras das confeitarias, nas seções de sobremesas dos konbinis e supermercados japoneses.
No anime Death note, vemos o antagonista L comendo essa sobremesa. De acordo com ele, comer alimentos doces dá ao cérebro mais calorias, o que potencializa suas capacidades investigativas.
Carole Crema ensina a fazer shortcake:
Receita de shortcake
Comidas de animes representam um pouco da cultura do Japão
A culinária Japonesa, representada nos animes, quebra a barreira da ficção e desperta a curiosidade de espectadores ao redor do mundo.
A representação culinária nos animes é mais que simples pratos ou ingredientes, ela nos proporciona uma compreensão mais profunda das emoções, relacionamentos e metáforas por trás de cada prato.
As comidas de animes também abrem uma porta para conhecermos a cultura tradicional e contemporânea japonesa mais a fundo, e são um meio de espalhar essas experiências gastronômicas mundo afora.
Convido você a mergulhar nesse universo gastronômico representado nos animes, explorando não apenas os sabores, mas também as histórias e emoções por trás de cada prato, e assim, descobrir um pouco mais sobre a riqueza cultural do Japão.
Adorei o post, continue com essas informações valiosas.