Zashiki Warashi: O Yokai criança do folclore Japonês

Imagine viver em uma casa antiga, cheia de história, onde as risadas suaves de uma criança ecoam pelos corredores, mesmo quando não há ninguém por perto. Esse fenômeno pode não ser apenas fruto da sua imaginação, mas sim a presença de um Zashiki Warashi, um espírito infantil que, segundo o folclore japonês, traz boa sorte e prosperidade para as famílias que cuidam bem dele.

Origem 

Quarto no estilo zashiki

O nome “Zashiki Warashi” (座敷童子) é composto por “Zashiki” (座敷), que se refere a uma sala de tatame em uma casa tradicional japonesa, e “Warashi” (童子), que significa “criança” ou “menino”. Portanto, Zashiki Warashi pode ser traduzido como “Criança da Sala de Tatame”.

Esses espíritos ou yokais são considerados protetores domésticos, trazendo boa sorte à casa onde residem, mas também podem causar pequenas travessuras.

Aparência e Comportamento

O Zashiki Warashi é envolto em muitas lendas e histórias que variam de região para região no Japão. Assim como o Kappa, esse é um yokai criança, em geral, ele é descrito com 5 ou 6 anos, com cabelo curto e uma expressão serena, mas a idade e aparência podem variar dependendo da casa em que ele reside.

Em alguns relatos, o Zashiki Warashi pode ser tão jovem quanto 3 anos, ou até mesmo chegar aos 15 anos de idade. Ele pode aparecer tanto na forma masculina quanto feminina, sendo que os meninos geralmente vestem um kimono escuro de padrões como listras ou xadrez, enquanto as meninas costumam usar um ‘chan-chanko’ vermelho, um tipo de casaco tradicional, ou um pequeno kimono vermelho.

Em algumas casas, podem haver vários Zashiki Warashi, e são descritos com aparências diferentes, como criaturas semelhantes a pequenos animais pretos ou até mesmo como samurais.

ilustração de um zashiki warashi, menina sentada em um quarto de tatamis

Conhecidos por serem brincalhões, esses espíritos deixam pequenos rastros de pegadas em cinzas ou pó, e às vezes, à noite, podem ser ouvidos girando rodas de fiar ou fazendo barulhos semelhantes aos de uma kagura (uma dança ritual xintoísta).

Algumas histórias contam que, quando alguém está costurando sozinho, o som de papel amassando ou de alguém rindo pode ser ouvido no quarto ao lado, mas, ao abrir a porta, não se encontra ninguém.

Outras histórias relatam que, à noite, o Zashiki Warashi pode subir nas camas dos convidados ou virar seus travesseiros, impedindo-os de dormir. Mesmo que alguém tente segurá-lo, sua força é muitas vezes descrita como invencível. Às vezes, esses espíritos também brincam com as crianças da casa.

Sua presença é sempre vista como um bom sinal. Diz-se que enquanto o Zashiki Warashi permanecer em uma casa, essa família prosperará, mas se ele decidir partir, a sorte da casa pode rapidamente acabar.

Lendas e Histórias Populares

Uma lenda da província de Iwate conta que o Zashiki Warashi do Santuário Hayachine, localizado na região, viajava para outras terras seguindo aqueles que vinham de longe para prestar suas homenagens ao santuário. Ele até ensinava canções infantis da região de Iwate às crianças dos lugares por onde passava.

Em Gonohe, na província de Aomori, acredita-se que ao construir uma casa nova, se uma esfera dourada for enterrada sob o chão, atrairá um Zashiki Warashi para a casa.

Outras lendas dizem que o Zashiki Warashi só pode ser visto pelos membros da casa, especialmente pelas crianças, enquanto os adultos não conseguem vê-lo. Em algumas histórias, as crianças podem perceber que há uma pessoa a mais do que o número esperado em um grupo, mas os adultos não conseguem identificar quem é o “extra” presente.

O Zashiki Warashi na Cultura Pop

  • Existe um anime com a temática de zashiki warashi, chamado- the house spirit tatami chan
  • O Pokémon Snorunt é uma mistura de Yukinko (espírito da neve) e zashiki warashi. Seu nome em Japonês é Yuki Warashi.
Pokemon Snorunt

O Zashiki Warashi significa  proteção, sorte e o elo entre o mundo espiritual e o cotidiano das famílias japonesas. Cuidar bem de um Zashiki Warashi pode ser o segredo para uma vida próspera e cheia de alegria.

Deixe um comentário