O que é Ramune? descubra tudo sobre o refrigerante tradicional Japonês

Feliz dia do Ramune!
Hoje, dia 4 de Maio, é comemorado o dia do Ramune!
Você sabe o que é ramune?
O ramune, refrigerante tradicional japonês, é uma bebida que todo amante da cultura japonesa precisa experimentar, com uma garrafa única, uma história inusitada e um sabor de nostalgia.
Conheça um pouco mais sobre esse ícone do abafado verão japonês nesse artigo!

O que é RAMUNE? 

Ramune é um refrigerante japonês tradicional, conhecido por sua garrafa única, sabor refrescante e levemente adocicado.
A origem da palavra “Ramune” vem da palavra inglesa “lemonade”.
Essa adaptação linguística é comum quando termos estrangeiros são incorporados ao japonês, visando facilitar a pronúncia para os falantes nativos. Assim, “Ramune” torna-se uma forma familiarizada e acessível aos japoneses, mantendo o vínculo com sua origem inglesa..

Curiosidades sobre a origem do refresco

O ramune tem suas origens no século XIX, no ano de 1884, quando foi criado por um farmacêutico europeu chamado Alexander Sim.

Naquela época, a cólera representava uma grande ameaça à saúde, e um boato começou a circular de que o refrigerante ramune poderia prevenir a cólera e aliviar seus sintomas.
Isso levou ao aumento da popularidade do refrigerante, pois as pessoas acreditavam que as bebidas gaseificadas eram mais seguras do que a água.

Em 1886, apenas dois anos após sua criação, o refresco teve uma alta demanda devido a uma onda de calor naquele ano, e após um artigo de jornal afirmar que a bebida poderia prevenir a cólera, os estoques acabaram rapidamente.

foto de um porquinho para queimar incenso, ramune, tenugui e leque. símbolos do verão japonês.

Eu sempre achei que as garrafinhas tinham um aspecto vintage e fofo, e isso se deve ao seu design diferente, especialmente as de vidro. Isso traz um certo charme e o diferencia dos refrigerantes que estamos acostumados.

A garrafa do Ramune, é conhecida por “tamazume” no Japão e  “codd bottle” no exterior, foi criada por um fabricante de refrigerantes chamado Hiram Codd em 1972.
Originalmente, era feita unicamente de vidro, para aguentar a pressão do gás contido nas bebidas. Possui um compartimento no gargalo, para abrigar uma bolinha (bem parecida com uma bolinha de gude), e uma borrachinha na parte interna do bocal.

A bolinha é colocada lá dentro, com a boca da garrafa ainda quente, depois de fria, a bolinha ficava presa lá dentro e só seria possível tirá-la quebrando a garrafa.
Após ser preenchida com refrigerante, a garrafa é virada de cabeça para baixo, o gás da bebida cria pressão dentro da garrafa fazendo com que a borracha atue como um anel de vedação enquanto a bolinha é pressionada contra o bocal, o selando.

infográfico explicando o que é ramune e como é colocada a bolinha para lacrar a boca da garrafa.

Para abrir a garrafinha era necessário um utensílio específico, chamado “tama oshi”, que significa literalmente “empurrador de bolinha”.
Devido à dificuldade de abrir, e depois higienizar as garrafas , na década de 80 foi iniciada a fabricação de recipientes com o bocal de plástico, com um abridor acoplado, modelo que é utilizado até hoje.
Além de abrir mais facilmente, também se tornou possível retirar as bolinhas de dentro da garrafa sem quebrá-la. Na década de 2000, garrafas plásticas começaram a ser comercializadas.
Como abrir a garrafa de ramune

Popularidade e Cultura pop

Hoje em dia o Ramune é uma bebida icônica do verão japonês, geralmente  consumida em “matsuris”, os famosos festivais japoneses.
Fora do Japão, o refrigerante é muito popular entre os fãs da cultura pop japonesa. É comum vermos videos de influenciadoras com a temática “kawaii” , abastecendo seus estoques de snacks orientais com doces populares como “Pocky”, “KitKat”, “koala no Machi” e bebidas icônicas japonesas  como “calpis”, e o famoso “ichigo milk”.

Sabores

imagem de varias garrafas coloridas, demonstrando a quantidade de sabores de ramune que existem.

Ramune tem gosto de nostalgia, seu sabor original de soda-limão, marcou a infância de muitos japoneses.
esse sabor fez tanto sucesso, que se transformou em uma marca registrada da cultura japonesa.
Além de ser apreciado como refrigerante, o “sabor ramune” se estendeu para uma variedade de produtos, desde balinhas e gelatinas até sorvetes e doces.

Além do sabor original, de soda limão, outros sabores populares são os de:

  • 🍓Morango
  • 🍈Melão
  • 🍊Laranja
  • 🍇Uva
  • 🍑Pêssego
  • 🍍Abacaxi
  • 🍋Yuzu (um tipo de limão)
  • 🍉Melancia
  • 🌸Sakura

Também existem sabores inusitados, como por exemplo:

  • 🌽Sopa de milho
  • 🌶️Kimchi
  • 🍟Batata frita
  • 🍜Yakisoba

Alguns sabores são realmente inusitados, acho que eu não provaria, e você?

* Este post contém links afiliados, na compra por algum dos links, eu ganho uma pequena comissão, sem nenhum custo adicional para você ♡

Deixe um comentário