Hanami, o festival das cerejeiras

Hanami, literalmente  significa olhar as flores, hana=flor mi(ru)=olhar.

No Japão, durante a primavera, um dos principais eventos é o florescer das cerejeiras, que normalmente acontece no final de Março e começo de Abril.

Mas afinal, por que o hanami é tão importante para os japoneses?

As flores de cerejeiras podem ser apreciadas simplesmente por sua beleza. São um fundo lindo para fotos, além de causarem uma sensação de relaxamento ao serem observadas.

Mas para quem gosta de fazer reflexões mais profundas, e apreciar as coisas com um nível maior de sensibilidade, pode dar um passo além na tradição milenar do hanami.


Muitos japoneses consideram o frágil desabrochar das cerejeiras uma metáfora para a vida humana.


As flores de sakura são vistas como um símbolo da fragilidade da vida.

Na linguagem das flores (hanakotoba), a flor de sakura representa a bondade, pureza de coração e transitoriedade, pois florescem rapidamente, vivem por pouco tempo e depois caem.

Essa “mortalidade” é parte de seu apelo e encantamento, assim como a vida humana.

Minha experiência com o hanami e as flores de sakura

Essa reflexão sobre a efemeridade da vida e a beleza fugaz das flores de sakura ressoa profundamente comigo.

Quando eu era mais jovem, embora eu soubesse do significado mais profundo do Hanami e das flores de sakura, meu entendimento era muito limitado.
O lado da beleza me atraía muito mais.

Quando somos muito jovens, o conceito de mortalidade é bem conhecido, mas não temos uma completa compreensão dele.

Temos a sensação de que viveremos para sempre.

Conforme os anos vão se acumulando, perdemos alguns entes queridos, passamos por situações difíceis, essa compreensão da brevidade da vida e sua mutabilidade vai se sedimentando em nós.

Compreendemos e aceitamos que nada dura para sempre, nem o bom e belo, nem o ruim.

A apreciação pelas flores de sakura aumenta à medida que percebemos a efemeridade e a constante mudança que caracteriza a existência.

Essa percepção nos leva a valorizar cada momento presente, a encontrar beleza nas pequenas coisas e a cultivar uma gratidão profunda por cada instante vivido.

Como os japoneses fazem o hanami?

Hanami dango. Imagem de um hanami dango e ao fundo várias arvores de sakura.



Existem muitas formas de praticar o hanami, pode ser dar uma volta sozinho ou com alguém querido em um parque com muitas árvores de sakura, mas a forma mais comum e tradicional, é fazer um piquenique com amigos e familiares sob as árvores de sakura.

A quantidade de pessoas que desejam fazer um piquenique nos parques com muitas árvores de sakura é enorme. Normalmente é preciso chegar bem cedo para guardar o lugar onde será feito o piquenique mais tarde. Para guardar o lugar, os japoneses costumam estender uma lona azul, colocar uma plaquinha com o nome e horário em que o lugar será usado. Em muitos parques, no entanto, não é permitido deixar lonas azuis estendidas sem ninguém para olhar. Nesses casos, alguém do grupo deve ficar no local guardando o lugar (durante várias horas se necessário).


Quando as pessoas do grupo começam a chegar, é a hora para a comemoração. Normalmente, cada pessoa traz um prato para o piquenique.

Entre os alimentos mais comuns para levar em um piquenique de hanami estão:

  • Hanami dango
  • Sakura mochi
  • Onigiri
  • Tamagoyaki
  • Sakuracha (chá feito com flores de sakura em conserva)
  • Sushi
  • Sanduíches no estilo japonês
  • Karaage e outros petiscos

Não é incomum as pessoas levarem bebidas alcoólicas para os piqueniques. A mais comum é a cerveja.

sakuramochi, doce típico do hanami, com flores de cerejeira ao fundo.

Hanami e sakura nos animes e séries:

Pelas cerejeiras e suas flores serem um dos maiores símbolos do Japão, cenas que envolvam essa temática são bem populares em mangás, animes e filmes.
alguns exemplos de cenas com sakura, são: 

Monono Gatari:

Tem uma cena bem bonita e importante no episódio 12 da primeira temporada, onde o hyoma faz uma promessa para a Botan. 

Cena de um passeio de hanami, do anime monono gatari.

One Piece:

Durante o arco do chopper, somos apresentados a história do dr hiriluk, pai adotivo do chopper. No começo de sua história, ele foi diagnosticado com uma doença, mas acabou curado e atribui sua cura a uma visão de um bosque de cerejeiras.
sua bandeira pirata é composta por uma caveira e pétalas de sakura, e posteriormente se tornou a bandeira do reino de sakura (previamente chamado de reino de Drum)

Cena da arvore de sakura enorme que aparece em one pice e que da o nome do país de sakura kingdom.
Luffy com a bandeira pirata do dr Hiriluk, que é uma caveira com pétalas de sakura.

rilakkuma e kaorusan:

Logo no primeiro episódio dessa série encantadora e extremamente fiel a vida cotidiana no Japão, (eu recomendo essa série pra todos que tem vontade de conhecer um pouco mais da vida cotidiana no japão, e apesar de simples, não se engane ela traz reflexões bem profundas sobre a vida adulta, solidão etc…)
voltando, no primeiro episódio, aprendemos muito sobre o costume do hanami, acompanhamos a preparação para o evento e depois a vida adulta acontecendo…
vou ressaltar a minha recomendação a essa série incrível, que dá um quentinho no coração, perfeita pra assistir 1 episódio por dia antes de dormir.

Confira o Post completo sobre Rilakkuma e Kaoru, onde comento vários costumes e tradições aqui do Japão.

hanami de rilakkuma e kaoru san. cena do final do ep. 1.

Onde ver as flores de cerejeira no Japão?

É possível ver as sakuras praticamente em qualquer lugar do Japão na época de floração. Elas estão espalhadas pelas avenidas, escolas, centros comerciais etc… Mas os locais onde elas realmente brilham são em parques, e em jardins de castelos históricos. Nesses locais costuma haver vendedores de vários alimentos, iluminação noturna e decoração temática na época das cerejeiras.
Alguns lugares para ver as flores de sakura no japão:

No Japão é bem comum a alergia ao pólen, (kafunshoo), então as pessos que sofrem desse mal, estão mais suscetíveis a surtos alérgicos durante a primavera, mas, ainda assim podem aproveitar e desfrutar do hanami utilizando máscaras ou de restaurantes ou cafés com vista para belas cerejeiras.
Alguns locais para apreciar as flores a distância:

Hanami no Brasil

Se você mora no Brasil, e uma viagem ao Japão não está em seus planos mais imediatos, pode aproveitar o festival das cerejeiras no Brasil mesmo. Um dos mais populares ocorre em campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, em um parque chamado “parque das cerejeiras” a festa da cerejeira acontece durante as primeiras semanas de Agosto. O evento conta com apresentações artísticas, comidas típicas e feira de produtos.
É necessário pagar entrada. (idosos, estudantes, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda, professores e funcionários de escolas e públicas e moradores de Campos do Jordão pagam meia entrada)

confira as regras


Vale lembrar que essa é uma festa beneficiente, realizada pelo recanto de repouso sakura home,
a renda é revertida para manter a instituição.
Além de aproveitar as sakuras, você ainda estará ajudando muitas pessoas.

Festa das cerejeiras em campos do Jordão




Em São Paulo, tem a festa das cerejeiras no parque do Carmo, zona leste de São Paulo.
No início de Agosto mais de 4000 árvores do parque florescem e trazem um pedaço da cultura japonesa para os paulistanos.
O evento é gratuito e conta com apresentações artísticas e barracas de alimentos.

Festa das cerejeiras do parque do Carmo

Estando no Brasil, ou visitando o Japão, não deixe de celebrar a beleza das flores de cerejeira.  na verdade, não deixe de parar alguns segundos todos os dias para apreciar as coisas bonitas da vida, enquanto elas existem, e enquanto nós existimos também. Pois essa é a grande lição das flores de sakura.






Deixe um comentário