Significado das máscaras tradicionais do Japão

Qual a importância e  significado das máscaras tradicionais do Japão para a cultura?

Na cultura japonesa, as máscaras têm sido utilizadas em várias ocasiões, em rituais religiosos e cerimônias tradicionais até apresentações teatrais e festivais de rua.As máscaras tradicionais japonesas são apreciadas como expressões artísticas de grande beleza e habilidade técnica. As máscaras japonesas são um elemento icônico da cultura tradicional deste país.

Se você é um apreciador de animes, mangás, jogos ou da cultura japonesa de forma geral, provavelmente já se deparou com alguma das máscaras abaixo.

Devo confessar que sempre tive um pouco de medo dessas máscaras, mas como todo medo tem origem na falta de conhecimento, aprender mais sobre elas e descobrir seu significado cultural, me fez enxergá-las sob uma nova luz, mudando as idéias que eu tinha de que eram diabólicas ou do mal.


Caso seu intuito seja fazer uma tattoo de máscara japonesa, saber de antemão o significado das máscaras tradicionais do Japão pode ser interessante.

Agora vamos falar sobre o significado de cada máscara individualmente.

Máscaras okame do teatro

imagem da máscara okame, máscara branca, com as bochechas redondas e rosadas e expressão afetuosa.

As máscaras okame, também são conhecidas pelos nomes de otafuku, ofuku ou otogoze a depender do cenário em que a encontramos.
Com seu rosto redondo, bochechas rosadas e fisionomia simpática, essa máscara é considerada um símbolo de boa sorte. É comum em apresentações do teatro Noh tradicional e também em festivais.
Também é utilizada como amuleto de boa sorte.

Máscaras Hannya

imagem da máscara Hannya para ilustrar o significado das mascaras tradicionais do Japao, mascara vermelha com chifres dourados e dentes a mostra.

As máscaras Hannya são utilizadas em apresentações de teatro tradicional e representam mulheres consumidas pelo ciúme e inveja, transformando-se em demônios aterrorizantes. A cor vermelha é a mais comum para essa máscara, com chifres dourados na testa e dentes pontiagudos que se assemelham a presas tanto na parte superior quanto na inferior. Um aspecto interessante dessas máscaras é a dualidade de expressões: enquanto as sobrancelhas geralmente estão arqueadas, indicando tristeza, a boca está aberta, mostrando as presas, às vezes acompanhada pela língua, o que pode indicar uma fúria intensa. Essa dualidade é considerada uma representação da complexidade psicológica das mulheres demônio.

Máscaras Oni

imagem de uma mascara de oni vermelha, com chifres dourados e cabelor negros encaracolados.

Na mitologia japonesa os “oni” demônios,  são um tipo de yokai (criatura sobrenatural)
Eles são geralmente retratados como figuras fortes, com chifres e dentes em forma de presa. São tipicamente mostrados com pele vermelha, azul, preta ou amarela.
Apesar de a definição ser “demônio”  e de sua aparência e hábitos horríveis, contraditoriamente são associados à proteção, boa sorte e riqueza.
São seres muito populares na cultura pop japonesa, aparecendo constantemente em mangás, animes e jogos.

As máscaras tradicionais de oni são muito utilizadas durante o setsubun, que marca o início da primavera no Japão. É costume, os pais usarem máscaras de oni para assustar as crianças, e as crianças jogarem grãos de soja no “demônio” enquanto dizem:

“Oni wa sotto, fuku wa uchi” que significa: os demônios pra fora e a boa sorte para dentro.

Máscaras Tengu

imagem de urodaki de kimetsu no yaiba usando sua máscara tengu.

A palavra Tengu significa “cão do paraíso” ou “cão celestial”, são criaturas lendárias, consideradas divindades ou yokai.
Geralmente são retratados com grandes narizes e pele vermelha, usando roupas de monge das montanhas e por vezes asas.
No folclore japonês, a figura do Tengu normalmente tem um comportamento que gosta de caos, desordem.
Também são considerados divindades protetoras das montanhas.
As mascaras Tengu são usadas em apresentações de teatro e também em festivais.

No anime popular demon slayer, o personagem Urokodaki usa uma máscara Tengu, e não é surpresa nenhuma que ele viva uma vida reclusa nas montanhas.

Máscaras Hyottoko

imagem de haganezuka de kimetsu no yaiba com sua máscara hyottoko.

As máscaras de Hyottoko eram originalmente usadas em performances de dança no teatro Noh, onde os personagens que as usavam funcionavam como alívio cômico durante as peças. Essas máscaras podem apresentar olhos de tamanhos diferentes e a boca geralmente está torta para um lado ou fazendo beicinho. Muitas vezes, as máscaras são acompanhadas por um lenço para ser amarrado na cabeça.

No anime “Kimetsu no Yaiba” (Demon Slayer), os ferreiros usam máscaras de Hyottoko para protegerem suas identidades.

Atualmente, a máscara de Hyottoko é muito popular em festivais e apresentações de dança regionais, como no “Festival de Verão de Hyottoko de Hyuga” na província de Miyazaki, que atrai milhares de espectadores. Durante esse festival, dançarinos realizam uma dança cômica chamada “Hyottoko Odori de Nagata”.

As máscaras hyottoko junto com as máscaras okame, são consideradas as mascaras tradicionais do Japão que mais ajudam a atrair boa sorte.

Máscaras kitsune

imagem de Tanjiro de kimetsu no yaiba com sua máscara de kitsune.

As máscaras de raposa, conhecidas como máscaras de Kitsune, são uma das minhas máscaras tradicionais do Japão favoritas, e são especialmente significativas nas tradições japonesas, pois são inspiradas em um ser muito especial do folclore japonês, o yokai kitsune.

Utilizadas no teatro Noh e em festivais em diversos santuários xintoístas, as máscaras de Kitsune desempenham um papel importante em rituais e performances de Kagura, buscando invocar a fertilidade, pois são consideradas mensageiras do deus Inari.

No Kagura, uma forma de dança sagrada, há a “Dança da Raposa”, na qual raposas masculinas e femininas dançam para trazer boa sorte. A dança feminina simula o trabalho agrícola de arar os campos, enquanto a dança masculina representa a semeadura. Posteriormente, há uma dança que representa a colheita realizada pelos devotos do santuário Inari.

Estas máscaras são tradicionalmente brancas, com orelhas distintas de raposa e olhos expressivos. Muitas vezes são decoradas com outros ornamentos, como linhas vermelhas ou padrões de flores. Algumas podem até ter guizos e franjas para adicionar um toque extra de elegância e mistério.

Vídeo de apresentação de dança em festivais:

Aqui vou deixar um vídeo com uma apresentação em um festival de outono, onde os dançarinos usam algumas das máscaras tradicionais do Japão que foram citadas acima.

Performance de dança em festival de Outono no Japão – Hyottoko Dance

Se você não se sentir intimidado pela aparência um tanto imponente dessas máscaras, pode adquirir uma para usar em festivais de cultura japonesa, no Halloween, ou até mesmo como parte de uma decoração descolada para sua casa. São muito legais para fazer videos e tirar fotos também.
Espero ter te ajudado a descobrir os significados das máscaras tradicionais do Japão!

Deixe um comentário